Um dos principais interesses de construir um site , como fotografo de casamento, será  mostrar a possíveis interessados o meu trabalho. No entanto existem outras coisas que, quem o visita gosta de saber. Vou tentar resumir quais as perguntas mais frequentes para que reforcem a vossa opinião sobre a possibilidade de uma consulta.

 O que é preciso para marcar uma reunião: Basta que me enviem um e:mail, indo à página de contactos do site ou telefonema. Com isso podemos combinar sempre entre a vossa disponibilidade e a minha agenda. Como sei, pela experiência, que é mais fácil reunirmo-nos depois dos horários de trabalho estas podem ser marcadas depois da hora de jantar. Se for de muito longe e não for possível a reunião então vamos discutindo os assuntos por e:mail ou telefone onde posso enviar informação complementar que normalmente é mostrada em reunião.

 Depois da reunião quanto tempo precisas para uma resposta?: O ideal é o mais rápido possível para que fique agendado o dia e deixe de responder a outras consultas para o mesmo. No entanto não existe obrigatoriedade de resposta. Se nos 15 dias seguintes à reunião tiver outra consulta para o mesmo dia informarei para saber do vosso interesse e como responder ao novo contacto.

 O teu trabalho tem muito preto e branco. Porquê? Se eu quiser todo o trabalho a cor é possível?: O meu trabalho tem, de facto, uma grande percentagem de fotografia a preto e branco e por três razões: primeira porque gosto e muito. O preto e branco foi a minha iniciação à fotografia, ainda no tempo do filme, e daí ter um grande conhecimento das características que deve ter uma fotografia a preto e branco. Segundo por razões estéticas. A fotografia a preto e branco tendo sido a origem da fotografia é, ainda hoje, fruto de atenção privilegiado tanto de fotógrafos como de quem tem na fotografia um gosto de usufruto visual e estético. Por exemplo, nas exposições de fotografia de arte, o preto e branco ainda domina e mantem-se como tipo de referência. Terceiro porque muitas vezes a cor coloca problemas cromáticos numa imagem que a tornam desequilibrada. Por exemplo uma côr demasiado intensa, de um vestido,  pode desviar a atenção do assunto principal e tornar a fotografia desinteressante mesmo que todos os seus elementos, composição, equilíbrio e harmonia estejam lá e não deixar ver em primeiro lugar o que é mais importante na imagem. No entanto se gostar de todo o trabalho em cor não tem problema nenhum. Como poderá verificar as minhas fotografias a cor são igualmente interessantes e capazes de um trabalho final de grande qualidade. ( Sugiro leitura aqui do título "A maravilha do preto e branco"

 Como é o teu processo de trabalho no dia do casamento? Alguns dias antes contacto com os noivos para acertarmos os horários. Saber quando e onde a noiva vai ser maquilhada e penteada, a que horas se começa a vestir, calcular distancias entre a casa do noivo e a da noiva. Depois disso combinamos e faço o meu percurso do dia em conformidade com isso. Como gosto de fotografar logo a partir do processo de cabelos e make-up tento sempre conseguir que isso aconteça e marcar com o noivo de modo a possibilitar todo esse processo.Depois é só seguir o fluxo de movimentação do dia até que acabe.

 Dizes que o teu método é o fotojornalismo de casamento. Por isso não fazes fotografias mais formais? - Bem o meu método de trabalho é de modo a ir fazendo a cobertura do dia do casamento sem interferir no processo. Mas esse processo existe para tudo o que se faz nesse dia imaginando que não estivesse lá fotógrafo. É um pouco essa a minha atitude: trabalhar o mais possível como se não estivesse lá para que tudo saia mais genuíno. No entanto, nos casamentos, existe uma parte onde o fotógrafo é parte importante junto dos noivos e seus convidados e, aí, claro que fazem parte as fotografias mais formais dos noivos com os convidados, convidados que pedem uma foto para recordação, etc. Aí, estarei sempre pronto para estar ao serviço de todos sempre o me solicitem.

 Depois do casamento quanto tempo levas a entregar o trabalho?: Tenho um processo de trabalho, e sabendo que os clientes têm sempre grande curiosidade em ver o resultado final do que foi feito no dia do seu casamento, que me permite em condições normais entregar o trabalho em dois meses. Digo normais porque, por vezes podem surgir pequenas coisas que podem atrasar um pouco as coisas: os noivos levam um pouco mais de tempo a aprovar o álbum, surge um problema no laboratório, etc. Mas raramente este prazo é alterado.

 Quais os preços que praticas?:  -  Como a combinação dos elementos que compõem cada pacote pode alterar os valores entre eles, sugiro uma consulta através do menu de Contacto. No entanto posso adiantar que tenho uma excelente relação entre a qualidade do meu trabalho e os valores que pratico.

Texto e Fotos: Fernando Colaço